Os benefício da cirurgia bariátrica na perda de peso, remissão das doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão, diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida são bastante conhecidos.
Porém, uma porcentagem importante de pacientes volta a ganhar peso ao longo dos anos e isso pode ser atribuído, principalmente, a manutenção de maus hábitos alimentares e sedentarismo. Porém , este ganho de peso pode ser facilitado pelo rápido esvaziamento dos alimentos do novo estômago pela dilatação da anastomose , o que ocasiona maior ingestão alimentar.
Com relação à anastomose, gastrointestinal , várias técnicas para redução do seu calibre vêm sendo tentadas,porém sem resultados muito animadores. Baseado neste preceito a clínica Gastrocenter vêm desenvolvendo uma nova modalidade de procedimento endoscópico que visa reduzir o diâmetro da saída do estômago operado em pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica e que estão reganhando peso. Trata-se da coagulação com plasma de argônio.
O que é o Plasma de Argônio Endoscópico?
É uma técnica que promove uma termocoagulação da mucosa da anastomose gastrointestinal e conseqüentemente uma redução do seu calibre.Com isso, o esvaziamento gástrico é retardado e a saciedade alimentar do paciente torna-se mais precoce e duradoura.
Como funciona?
No tratamento,são realizadas ,em média três sessões de aplicação do Plasma de Argônio com intervalos de um mês e meio a dois meses entre cada uma delas.Com isso,ocorre a redução gradual do diâmetro da anastomose para cerca de 10mm.Além disso,o paciente deve ser encorajado a realizar atividade física,acompanhamento nutricional e psicológico.
Pra quem é indicado?
O tratamento é indicado para:
Pacientes que alcançaram o objetivo (perda >a 50% do excesso de peso)e readquiriram 10% ou mais do peso mínimo pós cirurgia , com dilatação da anastomose (>20 mm).
Pacientes que não alcançaram o objetivo e possuem anastomose dilatada (>20mm).
Pacientes que não reganharam peso mas que já apresentam dilatação da anastomose (>20mm).
Vantagens do tratamento
O procedimento é minimamente invasivo, realizado por endoscopia,sob sedação,não necessitando de outra cirurgia.
Praticamente isento de riscos e muito bem tolerado pelos pacientes.
Perda de peso significativa. Estudos mostram perda média de 90% do peso reganhado.
O objetivo da técnica é ser mais uma arma no tratamento da obesidade , auxiliando o cirurgião no combate ao reganho de peso pós cirurgia bariátrica de by-pass gástrico.